segunda-feira, 4 de abril de 2011

Motivações de um Concurso de Ideias Empreendedoras....

Os tempos actuais apresentam-se particularmente difíceis para todos os portugueses especialmente para os mais jovens, que enfrentam uma dificuldade crescente no acesso ao mercado de trabalho, assim como, uma desmotivação acentuada na intervenção politica e social.
É no entanto nestas alturas, onde as dificuldades parecem ser maiores do que as oportunidades, que temos de apelar a todas as nossas forças e agir!
A capacidade de iniciativa, a pro-actividade e o inconformismo têm de ser activados. Em Portugal, e fruto de décadas de estabilidade e apatia, vimos o nosso país tornar-se num dos menos empreendedores da Europa, quer no aspecto económico (como comprovam os últimos estudos sobre a matéria, que colocam Portugal nos últimos 6 lugares no nível de iniciativa empresarial), quer no aspecto social e político.
Cabe-nos a nós, os mais jovens, acabar com esta letargia e intervir. Não podemos continuar a assistir aos acontecimentos como se nada tivessem a ver connosco, pois todos somos responsáveis pelo estado da situação. Por outro lado, também podemos ser todos, através das nossas acções, a inverter este estado das coisas.
As manifestações de descontentamento, apesar de compreensíveis e relevantes, não chegam!
Temos de estabelecer uma nova mentalidade em Portugal!
Para tal, precisamos de jovens como tu que se interessem pelas questões políticas, económicas e sociais, mas acima de tudo, precisamos de jovens que sejam participantes directos nestas áreas.
Os partidos políticos, as associações, as empresas e as instituições públicas precisam de nós. Quer na alteração ao funcionamento destes organismos, quer na criação de novas instituições que intervenham nas áreas fundamentais da sociedade, podemos e devemos marcar pela diferença.
Seremos nós a comandar esta nova realidade. Intervenham, arrisquem e participem!        

Sem comentários:

Enviar um comentário